quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Ponto de Cultura Tarrafas das Artes, Realiza Cursos de Contos Infantis.

A magia das palavras e o universo da criação literária tomaram conta de Tarrafas, envolvendo crianças e adolescentes do município em um curso de Contos Infantis e juvenis promovida pela Associação dos Artistas de Tarrafas, através do reconhecido projeto Ponto de Cultura Tarrafas das Artes. Esta iniciativa cultural teve o objetivo de fomentar a arte e a cultura local, contando com o importante apoio da Secretaria da Cultura do Ceará por meio de Edital de fomento a cultura viva dos pontos de culturas em diversos municípios cearense, além da parceria da Prefeitura Municipal de Tarrafas por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A oficina reuniu participantes de diversas idades, todos ansiosos para aprender as técnicas de construção de narrativas e dar vida a personagens e cenários fantásticos. Os jovens exploraram desde a estrutura básica do conto (início, meio e fim) até a criação de personagens complexos e a ambientação das histórias, aprimorando seu ritmo narrativo e seus diálogos. Segundo Germá Martins, escritor e um dos colaboradores do projeto, destacou que esse é um "momento de descoberta" onde são fornecidas as ferramentas necessárias para que as crianças e adolescentes se expressem e, potencialmente, se tornem os contadores de histórias do futuro. Para a professora do curso, Iarla Antunes “os participantes estão amando a ideia de criar uma história e publicar em um livro e as aulas foram um sucesso de participação”. Além disso, todos os participantes serão também os ilustradores de suas histórias, proporcionando ainda mais o processo criativo de suas obras literárias

A Presidente da Associação dos Artistas Elioneide Morais, destacou que o apoio da SECULT/CE é essencial para transformar a realidade de muitas crianças e adolescentes no interior do Ceará e que essa e apenas a primeira atividade de várias que serão realizadas ao longo de 2026. Outro destaque foi a participação do Prefeito Municipal Eronildes Santos na abertura das atividades do projeto que destacou a importância de envolver os jovens em diversas atividades culturais, dando total apoio para que iniciativas como essas sejam cada vez mais desenvolvidas no Município.

Com o término das atividades do curso de Contos Infantis, os participantes agora irão aguardar o processo de organização de uma coletânea que serão publicados e lançando em 2026, dando ainda mais protagonismo aos jovens envolvidos no projeto.


















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário